You are currently viewing LEGO® SERIOUS PLAY® para quê?

LEGO® SERIOUS PLAY® para quê?

Resolver problemas complexos construindo modelos tridimensionais simples, usando peças de LEGO.

As metáforas usadas nas construções para representar as ideias e os conceitos, servem como base para discussão em grupo, partilha de conhecimento e resolução dos problemas.

Fomenta o pensamento criativo e a procura de soluções exclusivas, através de respostas a perguntas amplas o suficiente para evitar possíveis preconceitos (bias), mas específicas o suficiente para evitar soluções demasiado conceptuais ou filosóficas, dificilmente implementáveis.

A metodologia LEGO® SERIOUS PLAY® é extremamente eficaz – Quando?

Tem uma questão concreta que quer ver respondida, por si, pela sua liderança e/ou pelos seus colaboradores;

Pretende desenvolver e potenciar colaboração, comunicação, resolução de problemas, pensamento fora-da-caixa, resiliência e iniciativa, ao mesmo tempo que aumenta a proximidade e o autoconhecimento das equipas;

Pretende levar a cabo diagnósticos, inquéritos, análises do tipo SWOT (por exemplo), analisar riscos e planear;

Pretende implementar processos de melhoria da experiência do cliente;

Pretende gerar ideias criativas e inovar na sua organização.

O que é LEGO® SERIOUS PLAY®?

A metodologia LEGO® SERIOUS PLAY® é um processo inovador projetado para potenciar a criatividade e o desempenho das organizações e do seu negócio.

A neurociência demonstra que a aprendizagem prática produz uma compreensão mais profunda e significativa do mundo (bem como das suas possibilidades). A metodologia LEGO® SERIOUS PLAY® aprofunda o processo de reflexão, permitindo um diálogo eficaz entre todos na organização.

Foi utilizada pela primeira vez pela própria LEGO para explorar ferramentas e sistemas alternativos de planeamento estratégico, compreender o valor dos colaboradores e o conceito de uma estratégia adaptativa e em evolução, que incluísse o uso de elementos LEGO como modelos tridimensionais e metafóricos de problemas e desafios da organização e do negócio.

Esta metodologia permite comunicar simultaneamente de forma visual, auditiva e cinestésica, com a vantagem distintiva de se basear no processo hands on/minds on.

Ao contrário das reuniões clássicas de brain storming, nas sessões facilitadas por LEGO® SERIOUS PLAY® não existem benefícios da hierarquia, não se operam sistemas de poder, nem a extroversão e a popularidade são vantagens, do mesmo modo que a introversão não é uma desvantagem. Com esta metodologias os colaboradores conseguem comunicar simultaneamente de forma visual, auditiva e cinestésica, o que eleva o debate, a reflexão e a compreensão dos problemas e das soluções a um patamar sem precedentes.

Adicionalmente, o compromisso dos intervenientes com o sucesso dos ideais e das medidas identificadas e a implementar é incomparavelmente superior.

Como funciona O LEGO SERIOUS PLAY?

A metodologia funciona em sessões (presenciais ou online) onde os intervenientes são convidados a pensar, enquanto constroem modelos tridimensionais usando LEGO, metaforizando os seus conceitos e ideias e transmitindo-os aos restantes através de story telling.

Depois, constroem um modelo coletivo, constituído pelos conceitos e ideias de todos, mas de forma absolutamente consensual, outra vantagem relativamente às nossas reuniões tradicionais, onde tantas vezes, cada participante procura demonstrar a mais-valia da sua ideia e não contribuir efetivamente para o consenso.

No final, é produzido um relatório com todos os outputs alcançados, e, o resultado obtido com o Modelo Coletivo construído. Deste modo a gestão terá matéria-prima inovadora e criativa, mas implementável de imediato. Na verdade, é no final de uma sessão de LEGO® SERIOUS PLAY® que a transformação se inicia verdadeiramente, pois o que produzimos com a metodologia são sempre soluções, nunca problemas.

Partilhe: