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ATIVIDADES IMERSIVAS – Destilação de Gin para trabalhar Soft Skills

Desenvolver competências humanas através de ações imersivas e experienciais

As atividades imersivas e experienciais são hoje tidas como aquelas que melhores e mais duradouros resultados obtêm no treino de soft skills com metodologias de team building.

Neste tipo de atividades concebem-se ecossistemas e contextos que de forma imersiva e sempre experiencial submetem os participantes a um conjunto de desafios apresentados como tarefas/objetivos. A imersão e a experiência são assim concebidas com os métodos e conceitos hands on/minds on, muitas vezes adicionadas de camadas de gamificação.

Na conceção, que deve ser sempre à medida e alicerçada num briefing robusto para distinguir sintomas de causas, e deste modo identificar de forma clara estas últimas, a mimetização de aspetos laborais e organizacionais deve ser cuidada.

É esta ligação mimetizada que permitirá que o participante consiga apreender a ligação e assim consolidar a aprendizagem. Apenas a aprendizagem consolidada e entendida pelo participante como executiva e funcional, possuirá potencial transformador.

Um bom exemplo de uma ação de team building imersiva e experiência é a destilação de Gin para trabalhar Sof Skills.

Imagine a sua equipa a ser convidada para uma experiência sensorial em torno dos ingredientes do Gin, a que chamamos botânicos. Vão poder cheirar, tocar, provar, mais de 20 botânicos diferentes, alguns dos quais nunca terão conhecido.

De seguida serão convidados a imaginar um Gin, como se pudessem coordenar uma destilaria por um dia.

Concluído o perfil imaginado, que deve ser debatido e absolutamente consensual, irão destilar de facto e verdadeiramente num alambique verdadeiro, de cobre, manufaturado com metodologias centenárias, produzindo assim com as suas próprias mãos um GIN, crafted, de qualidade e único no universo.

No final da atividade degustarão o Gin que criaram e destilaram e ainda levarão consigo uma pequena garrafa dele, que poderão oferecer aos seus amigos dizendo com propriedade que não poderão prová-lo noutro local do mundo se não ali.

É claro que na sequência desta ação imersiva e experiencial se trabalharam competências comportamentais (soft skills) tão relevantes como comunicação e colaboração, espírito de equipa, resiliência e pensamento complexo, resolução de problemas e negociação, bem como se fortaleceu a relação interpessoal, a proteína das relações profissionais, tendo-se contribuído para a Cultura Organizacional e o Clima,

Será, no entanto, dececionante para os participantes e negativo para a construção da sua experiência percecionada, se a atividade não for divertida, leve, descontraída e constituir uma pausa desejada e apreciada na rotina laboral. Conceber ações imersivas e experiências que sirvam as causas e não apenas sintomas, que constituam uma mimetização assertiva e séria das questões a trabalhar e desenvolver, que empreguem metodologias robustas e sérias do ponto de vista técnico-científico, e que simultaneamente possuam aquele conjunto de características, é um desafio considerável, mas uma viagem emocionante que culmina na observação do percurso de desenvolvimento e crescimento que se pretende facilitar aos participantes e às organizações de que fazem parte. Este desenvolvimento pessoal muito contribui para combater o fenómeno global the big resignation.

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